Parque Urbano de Ovar
Inaugurado em janeiro de 2013, é o mais recente e emblemático espaço verde de Ovar. Situado no coração da cidade, representa um marco no enriquecimento do património ambiental do concelho. Com projeto de arquitetura de Sidónio Pardal, o Parque Urbano de Ovar estende-se ao longo de uma área de 7,5 hectares.
Na linha dos parques de tradição romântica, tem como elemento central o rio Cáster e é constituído por espaços livres, relvados e arborizados, que permitem atividades lúdicas e recreativas, físicas e desportivas. Tem 10 pórticos de acesso, várias pontes e percursos pedonais.
Todo o percurso do Rio Cáster dentro da cidade de Ovar é um verdadeiro corredor verde
As margens naturalizadas do rio, com abundante vegetação de água doce, são um refúgio para a biodiversidade. Não é difícil ouvirem-se rãs a coaxar e Guarda-rios (Alcedo atthis) escondidos nos ramos das árvores ou surpreender borboletas delicadamente pousadas nas flores. O amplo espaço relvado, com bancos de pedra e várias árvores em crescimento, convida a momentos de lazer.
As várias ruínas decorativas espalhadas pelo parque, num cruzamento entre um estilo romântico e de inspiração moderna, dão um toque interessante à paisagem. Existem dez locais de acesso ao parque, em todo o seu redor, e a passagem entre as duas margens é feita por diversas pontes que cruzam o Cáster.