R. de Agrelos 1204
Marco de Canaveses
2ª a 6ª
09:00 - 19:00
+351 936 776 450
info@granidense.com

Blogue

Parque Urbano de Ovar

Inaugurado em janeiro de 2013, é o mais recente e emblemático espaço verde de Ovar. Situado no coração da cidade, representa um marco no enriquecimento do património ambiental do concelho. Com projeto de arquitetura de Sidónio Pardal, o Parque Urbano de Ovar estende-se ao longo de uma área de 7,5 hectares.

Na linha dos parques de tradição romântica, tem como elemento central o rio Cáster e é constituído por espaços livres, relvados e arborizados, que permitem atividades lúdicas e recreativas, físicas e desportivas. Tem 10 pórticos de acesso, várias pontes e percursos pedonais.

Todo o percurso do Rio Cáster dentro da cidade de Ovar é um verdadeiro corredor verde

As margens naturalizadas do rio, com abundante vegetação de água doce, são um refúgio para a biodiversidade. Não é difícil ouvirem-se rãs a coaxar e Guarda-rios (Alcedo atthis) escondidos nos ramos das árvores ou surpreender borboletas delicadamente pousadas nas flores. O amplo espaço relvado, com bancos de pedra e várias árvores em crescimento, convida a momentos de lazer.

As várias ruínas decorativas espalhadas pelo parque, num cruzamento entre um estilo romântico e de inspiração moderna, dão um toque interessante à paisagem. Existem dez locais de acesso ao parque, em todo o seu redor, e a passagem entre as duas margens é feita por diversas pontes que cruzam o Cáster.